Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano.

VII OURODANÇA

Comunicação

Meios de Comunicação


Jornais de Lavras do Sul expostos na ExpoLavras 2013, pela Secretaria Municipal de Turismo


A televisão, juntamente com o rádio e, mais recentemente, a internet, são os meios de comunicação mais utilizados pelos lavrenses nos dias de hoje.

Jornais
Ao longo do século XX, Lavras já teve diversos jornais em circulação, como O Garimpeiro, O Batovi, a Thesoura, O Lavrense, Jornal de Lavras, O Colibri, Quero-Quero, Tribuna do Povo, City Bar, Diário de Lavras e Ronda Lavrense. Por motivos de mudança de residência do autor, Rene Figueiredo, o City Bar deixou de ser produzido em 2015. Em 2017, o jornalismo impresso voltou a Lavras do sul com o lançamento do Folha Lavrense, de Maurício Luongo e Raissa Vargas (Jornalista Responsável). A jornalista Maria Julia Medeiros manteve o jornal Ronda Lavrense entre os anos de 2009 e 2010. O Diário de Lavras, de João Valério Lucas, foi o único jornal a ser produzido e impressso todos os dias na cidade, tendo quase 1.000 edições ininterruptas entre 2005 e 2008.

Rádio
A cidade possui seis rádios FM. A de maior audiência é a Pepita FM (89.7 MHz), que desde o dia 12 de junho de 2012 transmite ao vivo pela Internet. Fundada em 29 de agosto de 1987, é considerado o principal meio de comunicação genuinamente lavrense, transmitindo música e informação para a comunidade. Outras rádios também foram implantadas na cidade, como por exemplo: a Lavras FM (97.5 MHz), especializada em músicas dos anos 80 e 90 e pop/rock; a Cidade FM (98.3 MHz), especializada em música popular (e que lançou seu site antes da Pepita, no início de 2012, porém, atualmente encontra-se desativado); a Local FM (101,7 MHz), que tem parceria com uma rede de rádios sediada em Brasília e também se especializou em música popular; a Conquista FM (104,1 MHz), de música popular e que foi a segunda rádio a ser fundada no Município, no final dos anos 1990; e a Rádio Sintonia Gospel (107,5 MHz), que entrou no ar em setembro de 2015 e é especializada em músicas religiosas e gospel.

Os serviços de alto-falantes foram as primeiras manifestações de rádio no Município, entre as décadas de 1940 e 1970. Radioamadores, sobretudo nas comunidades do interior, eram bastante utilizados, servindo de canais de comunicação entre as fazendas e os diferentes pontos do território lavrense. Desde o início dos anos 1980, os lavrenses lutavam para conquistar uma concessão de rádio FM. No dia 29 de agosto de 1987, foi fundada a primeira rádio FM comercial do Município: a Pepita FM, em atividade até os dias de hoje.


Televisão
Atualmente, em abril de 2017, só a RBS TV Santa Maria é sintonizada no sinal aberto em Lavras do Sul. Porém estão em tratativas para implantação, segundo informações da Prefetiura Municipal, para os próximos anos, novos canais abertos na cidade, como a Band, RedeTV! e a volta dos sinais do SBT e Record. A TV digital tem previsão para ser implantada em Lavras do Sul definitivamente no ano 2023; a TV por assinatura também se faz presente, através da SKY, Claro TV e Oi TV. Lavras passou a contar com sinais de televisão em meados dos anos 1970.

Telefonia fixa

A empresa que provém, com exclusividade, serviços de telefonia fixa em Lavras do Sul é a Brasil Telecom. O código de área de Lavras é 55; A telefonia fixa existe na cidade desde os anos 1970. Com o grande avanço das telecomunicações ocorrido nas últimas décadas e a expansão do setor, hoje é possível fazer uma ligação telefônica de Lavras para qualquer lugar do mundo.




Telefonia celular
O telefone celular é outro elemento muito popular e fundamental na cidade: até mesmo pessoas de baixa renda possuem pelo menos um celular habilitado, ainda que seja pré-pago. As operadoras de telefonia móvel em atividade no Município são a Vivo, Claro e TIM.

Internet
A internet, em Lavras, pode ser acessada através de linha discada e banda larga, pelo provedor Farrapo, de Caçapava do Sul, ou pela Oi. No Ibaré, a Internet é provida pela New Life, de São Gabriel. Desde 2012, o 3G da Vivo é outra alternativa de acesso à rede. Um dos maiores fenômenos da comunicação lavrense nos últimos anos, sem dúvida, foi a popularização da internet.

Correios
Há uma agência dos Correios na rua Dr. João Bulcão, fazendo com que a cidade conte com serviço postal interligado com o Brasil e o Mundo. O distrito do Ibaré também conta com uma agência. Os Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) do Município são: Lavras do Sul (sede municipal): 97.390-000; e Ibaré: 97.395-970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário